sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Iphone 6s: o que há de novo?




A Apple começou a vender nessa sexta-feira, 25/09, seu novo smartphone: o iPhone 6s. Mas o que há de diferente nesse smartphone tão esperado?

Layout

O iPhone 6s tem 4,7 polegadas, com resolução de 1334 x 750 pixels. Já o iPhone 6s plus tem a tela de 5,5 polegadas, com resolução de 1920 x 1080 pixels. As versões de memória são de 16Gb, 64Gb e 128Gb.
O tamanho do iPhone 6s é 138,3mm x 67,1mm, com 7,1mm de espessura. A versão plus mede 158,2mm x 77,9mm e tem 7,2mm de espessura. O peso de cada um é de 143 gramas e 192 gramas, respectivamente.

Cores

As cores do iPhone 6 são: branco/dourado, branco/prateado e preto/cinza espacial. O iPhone 6s vem com uma nova opção de cor: frente branca com traseira ouro rosada.

Sistema Operacional e Tecnologia

O sistema operacional usado no novo smartphone é o iOS 9, considerado como o mais inteligente, avançado e seguro do mundo.
O chip utilizado é o A9 de 64 bits, oferecendo um desempenho no smartphone antes visto apenas em computadores. A promessa é que a CPU tenha um aumento de 70% em seu desempenho, e a GPU aumente em até 90%, possibilitando uma experiência muito melhor em jogos e aplicativos com gráficos mais exigentes.

3D Touch

O iPhone 6s vem com uma nova tecnologia: o 3D Touch, que reconhece a pressão utilizada no toque da tela. Além dos movimentos básicos, de tocar, deslizar e pinçar, essa nova tecnologia permite que você pressione a tela com mais ou menos força, e tenha mais interações dentro do smartphone. É a tecnologia chamada de Peek and Pop, que pode ser usada também dentro de aplicativos. Em uma mensagem, por exemplo, é possível tocar levemente e apenas ver o conteúdo. Se você pressionar com mais força, irá abrir a mensagem e poder respondê-la.
Além disso, o 3D Touch também pode ser usado na tela de início, te dando atalhos para as coisas que você faz com mais frequência (como tirar uma selfie ou gravar um vídeo, por exemplo).

Câmeras

A câmera iSight tira fotos nítidas e ricas em detalhes, de 12 megapixels. Ela também grava vídeos 4K, que tem até quatro vezes mais resolução do que os vídeos HD de 1080 pixels. A câmera de frente agora tira fotos de 5 megapixels e conta também com flash – ótimo para as fotos de selfie!
E a tecnologia não para por aí! O iPhone 6s conta com as Live Photos: a câmera captura momentos imediatamente antes e depois da foto, com movimento e som. Assim, você, além de ter a foto, tem também uma foto viva – lembra-se das fotos de Harry Potter? É algo parecido com isso. Essa Live Photo pode ser usada inclusive como imagem de fundo na tela bloqueada do smartphone.
A estabilização óptica também é algo que chega no iPhone 6s. As fotos e vídeos ficam estáveis, mesmo se você mexer o smartphone quando tira as fotos ou grava o vídeo. E mesmo com pouca luz, os vídeos são gravados em alta qualidade.

Preço

Nos Estados Unidos, o preço do novo smartphone deve variar entre 649 dólares (para o iPhone 6s de 16Gb) e 949 dólares (o modelo 6s Plus de 128Gb). Com o dólar na casa dos R$4,00, o preço pode sair um pouco salgado, não é? As vendas ainda não iniciaram no Brasil e para poder adquiri-lo é necessário viajar ao exterior. Juntamente ao preço do dólar, ainda é necessário considerar a taxa de IOF e a cota de importação (se houver mais de um smartphone com você).

E você, o que achou do novo smartphone da Apple? Deixe sua opinião nos comentários!