segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Assistentes pessoais – Uma nova tendência


Dentre os muitos aplicativos lançados diariamente para diversas plataformas, um que vem ganhando muito destaque são as assistentes pessoais, e hoje iremos falar um pouco delas, quais estão fazendo mais sucesso e o que podemos esperar.

Para quem não conhece, as assistentes pessoais virtuais servem basicamente para facilitar o nosso meio de acesso a diversos serviços dentro do PC, Notebook, Tablet ou Smartphone. Basicamente podemos mexer em quase tudo do aparelho sem utilizar as mãos, somente á voz. E ainda tem assistentes que servem quase como “amigas”. Basicamente ela é nossa fiel escudeira dentro dos nossos queridos aparelhos.

Porém vocês devem estar se perguntando quais são essas tão aclamadas assistentes pessoas, certo? Atualmente temos três que vem tento muito destaque, e vou falar um pouquinho delas logo á abaixo, mas antes gostaria de falar que só utilizei o Google Now, porém tentarei dar minha visão por fora das outras também.

Siri – A mais antiga das três, a assistente pessoal da Apple vem recebendo muitos elogios sobre sua qualidade de executar tarefas e de ter uma inteligência artificial muito boa. Uma das grandes qualidades da Siri é a interação dele com o usuário, além de falar frases de uma maneira um pouco mais “descontraída” e fazer algumas piadas, ela traz ótimas sacadas após alguns dias de convívio. Enfim, além de qualidade, podemos criar uma amiga.

Google Now – A mais rápida e fria entre as três, a assistente do Google ganha em rapidez. Diferente das outras, ela não tem muita interação com o usuário, não irá criar uma ambiente de amizade ou algo do tipo, porém ela tem uma rapidez na execução, indo direto ao ponto. Não esquecendo, não podemos citar o Google Now sem citar a já frase viral deles, “Hello Google Now”.

Cortana – Ainda em fase beta, a assistente da Microsoft tem tudo para ser uma revolução na área. Com uma interação diferenciada, Cortana realmente vai parecer que é sua amiga, além de trazer uma interação mais suave, tanto na voz como na conversa em si.

Essas assistentes tem tudo para ser uma grande evolução em relação a inteligência artificial. Já utilizou alguma? Deixe sua experiência nos comentários.

Fonte de auxilio: Tecmundo.