Na última quarta-feira, o Facebook revelou seu plano para
dominar a internet, no que se refere a vídeos. O YouTube é, atualmente, o líder indiscutível de
vídeos online. Mas a rede social está fazendo uma série de movimentos que deve deixar o pessoal do Google um pouco preocupado.
O que o Facebook tem feito recentemente é começar a usar uma
ferramenta chamada de “Vídeos Sugeridos”. Como sugere o nome, a ferramenta foi
desenhada para que os usuários descubram e assistam novos vídeos de uma maneira
mais fácil, a partir de um vídeo que estava disponível na linha do tempo. E isso se refere a todos os tipos de vídeos, tendo em mente, claro,
que o objetivo é que o usuário permaneça no site o maior tempo possível.
“Estamos apenas no começo
dos testes”, o Facebook informou em uma conferência de imprensa. “Ainda assim,
estamos muito satisfeitos com os resultados iniciais, que mostraram pra nós que
as pessoas que indicaram vídeos estão descobrindo e assistindo mais vídeos
novos.”
Não é um começo ruim, mas é apenas o começo do plano do Facebook
para fazer o YouTube correr atrás do prejuízo.
A rede de Zuckerberg também revelou que eles estão trabalhando em
uma ferramenta que possibilite que o vídeo possa ser visto numa janela suspensa,
permitindo que os usuários assistam vídeos ao mesmo tempo em que navegam no
Facebook. No momento, para assistir um vídeo, o usuário precisa ficar numa tela
estática. O que o Facebook pretende fazer é algo que já acontece no YouTube: o
vídeo roda ao mesmo tempo em que se pode navegar no site (ferramenta disponível
apenas para dispositivos móveis).
Outra ferramenta interessante de vídeo que o Facebook está
testando é dar ao usuário a possibilidade de marcar um vídeo, para assisti-lo
posteriormente. Eles argumentam que nem sempre as pessoas podem assistir a
vídeos no momento em que veem a publicação, ou às vezes não podem ligar o som. Assim, marcar o vídeo para assistir depois seria algo interessante para que esses usuários não perdessem o conteúdo.
Mas, acima de tudo, o mais intrigante que o Facebook vem
testando é dedicar um espaço exclusivo no site apenas para assistir vídeos. É como se fosse um mini site do YouTube diretamente no site do Facebook.
“Estamos testando um espaço exclusivo no Facebook para que as pessoas possam abrir e apenas assistir vídeos – vídeos que foram salvos para
assistir depois, vídeos de amigos ou páginas que eles seguem, ou vídeos que
foram publicados no site mesmo. Esse novo espaço irá ajudar as pessoas a
assistirem e compartilharem vídeos que são relevantes para eles.”
Assim que todas essas
ferramentas forem liberadas para todos os usuários da rede de Zuckerberg, o impacto
pode ser gigantesco. No momento, o grande número de vídeos no YouTube não tem
concorrente. Mas, uma vez que o Facebook consiga aumentar sua base de dados, o
YouTube pode finalmente ver uma ameaça ao seu posto.
Nos últimos anos, o Facebook tem feito um grande esforço para
reduzir sua dependência com relação ao YouTube. A maior parte dos vídeos
costumava vir desse site, mas agora a rede vem percebendo que 70% de novos
vídeos estão sendo carregados diretamente no site do Facebook. Em fevereiro de
2014, esse número era de apenas 25%.