O Facebook está realizando, a partir dessa sexta-feira,
testes para novidades que estão chegando. Lembra do famoso botão de “curtir” da
rede? Então, agora os usuários poderão mais do que só curtir uma foto.
Para que as pessoas possam expressar muito mais, o Facebook
vai lançar ícones para expressão de amor, risada, choque, tristeza, raiva e
felicidade. São os chamados Botões de Reações. Para adicionar uma reação, os usuários de smartphones terão que pressionar o botão de curtir por mais tempo, para que as opções
apareçam na tela. Já para usuários de PC, basta um clique para aparecerem as
várias opções na tela. Um post vai contar o número de cada reação recebida.
É bem interessante, mas as reações vão ficar por conta
apenas de usuários irlandeses e espanhóis, por enquanto., já que os testes estão sendo feitos, a princípio, nesses países.
A mudança pode parecer superficial, mas é na verdade uma
mudança muito profunda na empresa. O botão de “curtir” é tão arraigado no
Facebook, que o ícone cumprimenta visitantes na empresa Menlo Park, na
California.
Com o botão “curtir”, a empresa acabou usando o antigo
ditado de que “se não há nada de bom para dizer, então é melhor não dizer
nada”. Mas, para muitas pessoas, o botão de “curtir” parece ser muito simples e
pobre para expressar compaixão por postagens sobre tragédias, doenças, crimes e
mortes.
Por anos, o Facebook resistiu à pressão de muitos usuários
para adicionar um botão de “não curtir”. Com os botões de Reações, a empresa
está tomando um caminho alternativo, que permite que várias emoções possam ser expressadas,
sem, no entanto, adotar essa questão de curtir ou não. YouTube, Reddit e outros
fóruns de internet têm a opção de curtir e não curtir, e era justamente essa
dicotomia que Zuckerberg queria evitar. Para ele, adicionar o botão de “não
curtir” poderia gerar uma reação negativa, sem nem ao menos gerar debate sobre
o tema ou postagem. Mais na frente, essa reação negativa poderia fazer com que
os usuários deixassem de compartilhar pensamentos, fotos ou ideias – algo que a
rede deseja evitar.
Mark Zuckerberg disse que nem sempre queremos expressar a
mesma reação para todas as situações. Existem postagens em que as pessoas não
querer curtir, pois não são algo que gostam mesmo, como a questão dos
refugiados da Síria. Mas os usuários pretendem, de alguma forma, interagir com
aquela foto ou vídeo, e por isso, a rede está possibilitando novas ferramentas
para interação.