sábado, 17 de outubro de 2015

Filmes para apaixonados por tecnologias

Como amantes da tecnologia, adoramos ver e imaginar sua evolução durante os anos. E um dos modos de notarmos isso é com os filmes. 

Como amante da sétima arte e de novas tecnologias, venho indicar alguns filmes que todo o apaixonado por tecnologias deveria assistir:

Ela (Her) – 2013. Dir: Spike Jonze


Você já declarou amor pelo seu sistema operacional ou uma IA? Então Ela é o filme para você. Mostrando o romance de um homem pelo seu sistema operacional. Um romance moderno, que mostra algo que podemos viver daqui alguns anos, com esse avanço em relação a inteligência artificial, como a Siri e a Cortana.

Ela tem no elenco nomes como Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson e Amy Adams.

A Rede Social (The Social Network) – 2010. Dir: David Fincher

O filme biográfico sobre a criação da nossa, atualmente, mais famosa rede social o Facebook.  Retratando sobre o lado bom e sujo da criação da rede social.

A Rede Social tem no elenco nomes como Jesse Eisenberg, Andrew Garfield e Justin Timberlake.

Matrix (The Matrix) – 1999. Dir: Andy Wachowski e Lana Wachowski

Já pensou se nossa realidade na verdade fosse falsa e controlada por maquinas? Em Matrix isso se torna real. Além das milhares discussões filosóficas do filme, ele mostra muito em na parte tecnológica, como realidade alternativa, sistema de simulação e etc. Um clássico do cinema obrigatório para todos que amam tecnologia e cinema.

Matrix tem no elenco nomes como Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss.

Blade Runner: o caçador de androides (Blade Runner) – 1982. Dir: Ridley Scott

Outro clássico sobre como pode ser o nosso futuro com robôs e androides. As discussões de Maquinas vs Humanos e a nossa existência em mundo dominado por maquinas ocorrem muito durante o filme.

Blade Runner tem no elenco nomes como Harrison Ford e Elexis Rhee.

2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey) – 1968. Dir: Stanley Kubrick


Um dos maiores clássicos do cinema, 2001: Uma Odísseia no Espaço tenta prever como seriam as novas tecnologias no futuro (que no caso é o nosso presente). Errando em algumas previsões, acertando em outras, 2001 é um clássico máximo para vermos como alguns imaginavam o nosso atual presente.

2001: Uma Odisseia no Espaço tem no elenco nomes como Keir Dullea e Gary Lockwood.

Menções Honrosas: Os Estagiários (The Internship), Minority Report - A Nova Lei (Minority Report), Tron - Uma Odisséia Eletrônica (Tron), O Jogo da imitação (The Imitation Game), Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley), Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal sunshine of the spotless mind), Eu, Robo (I, Robot), Ex Machina (Ex Machina).

Aqui foi só alguns que consegui citar, mas existe muitos outros. Sentiu falta de algum? Diga nos comentário, quem sabe não faça uma parte 2.