quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Celular roubado? O que fazer?



Com aparelhos cada vez mais caros, os celulares se tornaram um alvo fácil de ladrões. Em parte, tais aparelhos são roubados apenas para revenda e dinheiro rápido. Mas também há grandes chances de se roubarem informações do usuário. 
Com o avanço dos canais de comunicação, está cada vez mais difícil proteger 100% nossas informações. Já que a internet possui enxurradas de dicas sobre como roubar informações virtuais, senhas e etc., como se proteger?
Aqui vão algumas dicas para quem quer se proteger, e não ter dores de cabeça em dobro ao perder ou ter seu aparelho roubado.

Tela de Bloqueio


Passo fundamental para proteger seu aparelho. Sem ela, QUALQUER pessoa pode acessar suas informações como e-mails, conversas, páginas de internet, fotos, contas sincronizadas, notas pessoais, etc... A tela de bloqueio é um recurso muito fácil de configurar e a primeira instância impede qualquer pessoa mal intencionada de obter acesso a suas informações.
Mas este passo não é tudo. É a apenas o básico do básico, já que qualquer dispositivo com tela de bloqueio pode ser conectado ao computador e ter suas informações violadas. Então, o que fazer?

Recursos Remotos


Muito úteis na hora de rastrear o seu celular roubado, os recursos remotos permitem que você saiba onde o seu aparelho está, bloquear a tela inicial podendo até mesmo apagá-lo por completo.

Abaixo alguns links de cada sistema operacional.

iOS 


O processo é bastante simples e permite que você dê passos significativos para proteger suas  informações. Na plataforma iOS você tem um passo a passo para localizar seu dispositivo. Já no Android  você terá que logar sua conta google para poder ter acesso ao dispositivo. Lembrando que no Android, o seu dispositivo deve estar conectado à sua conta do google. 

Faça Backup de seus arquivos


O backup permite que você acesse suas informações do dispositivo a partir de qualquer outro lugar. Bastante útil até mesmo quando seu aparelho sofrer de algum problema técnico. Assim você não perde seus dados como fotos, documentos, etc.
Abaixo cinco opções de armazenamento de dados, a famosa nuvem.


Criptografe seus dados


A criptografia de dados é a melhor forma de você proteger seu celular. Criptografar dados garante um nível adicional de segurança, inibindo até mesmo alguns hackers de acessar suas informações. Você pode começar a usar esta etapa a partir das configurações de segurança de seu aparelho.
Em alguns aparelhos a função pode tornar o dispositivo um pouco lento, mas se você possui informações super secretas e importantes, terá de se submeter a esta etapa para proteger seu conteúdo.

As precauções acima não são infalíveis e não estamos totalmente livres de ataques virtuais, mas podemos fazer o possível para preveni-los.