sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Li-Fi 100 vezes mais rápida que Wi-Fi




Um novo método de conexão – por meio de lâmpadas – acaba de chegar com tudo e pode substituir o famoso Wi-Fi.

Li-Fi - Light Fidelity-, como é chamada a nova façanha, utiliza ondas de luz como sistema de conexão e promete oferecer velocidades de até 1 Gbps (Gigabit por segundo), 100 vezes mais rápida que o wi-fi.

O Li-Fi requer uma fonte de luz, como uma lâmpada LED padrão, uma conexão com a internet e um fotodetector.

O experimento foi feito essa semana pela empresa Velmenni, em Tallinn – Estônia. Os testes de laboratório mostraram velocidades teóricas de até 224 Gbps.

Harald Haas – criador da tecnologia e professor da Universidade de Edimburgo – demonstrou que com apenas um LED seria possível transmitir mais dados do que com uma antena de telefonia.


Como funciona?

A transmissão de dados é feita da seguinte forma: o sistema recebe sinais de comunicação ao ligar e desligar uma lâmpada de LED. Mas o processo é tão rápido que se torna imperceptível aos olhos. A luz é registrada por um fotodetector, que transformará a luz em informações. Interessante, não?

Imagem: BBC News


Pontos positivos

  • O Li-Fi passa a ser mais seguro contra hackers, pois seu alcance é menor.
  • Seu custo é mais baixo, por apenas utilizar a luz e ela se torna mais amigável ao meio ambiente.
  • Não cria interferências em equipamentos eletrônicos sensíveis, o que a torna a disponível para uso em aviões, hospitais e debaixo d’agua.


Mas quando poderemos fazer uso dessa nova tecnologia Li-Fi? Ainda estão sendo feito testes, pois seu alcance é pequeno, então só nos resta esperar. É claro que seria melhor poder esperar pelo Li-Fi que está previsto para mais alguns anos à frente com um Wi-Fi de qualidade disponível por todo o Brasil, não é mesmo? 

(Fonte: bbc news)