segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Nova geração de SMS - RCS

Google e GSMA, durante a Mobile World Congress 2016, se juntaram com várias operadoras de telefonia móvel e anunciaram uma nova parceria para incentivar o uso e adoção do padrão RCS no lugar do antigo SMS para mensagens via rede. A nova parceria consistia em tornar os velhos app de mensagens padronizadas iguais aos modernos aplicativos da web, com, por exemplo, o Whatsapp e o Skype. A Google se envolveu nessa fusão para oferecer um servidor RCS onde operadoras que estivessem interessadas pudessem ingressar no novo padrão de mensagens sem investir muito. Com isso, elas deixariam do SMS e teriam maior capacidade de concorrer contra outros aplicativos de web acima.
Diferenças entre RCS e SMS
Qual a diferença entre RCS e SMS? TUDO! O padrão antigo permite enviar mensagens de texto até certo tamanho, e quando você quer compartilhar mídia é necessário compartilhar via MMS que é caro e não apresenta qualidade no serviço.
Já o RCS permite que os aplicativos mais antigos criem grupos de várias pessoas, compartilhem fotos e vídeos de alta qualidade e ainda tenham recursos extras, como por exemplo, marcadores de mensagens entregues e lidas. Quem sabe até futuramente fazer chamadas de vídeo. Esse novo padrão ainda suportaria os antigos SMS e MMS.

A Google pretende programar esse novo formato em todos os aparelhos Android em funcionamento no mundo. Uma ótima noticia para operadoras que querem começar com o novo formato de mensagens.