quinta-feira, 7 de abril de 2016

Como resolver o erro 11 da plotter de impressão Infiniti Fina 160



Minha infiniti começou a dar problema de leitura, quando era ligada o carro iniciava e travava no meio da máquina, acusando erro 11. (Veja o vídeo no fina da página) No manual esse erro indica encoder sujo ou sensor com defeito.

Então troquei o sensor, encoder foi limpo e nada da máquina funcionar. Comprei um encoder novo e o erro ainda permanecia. Chamei o técnico para dar assistência, ele analisou mexeu e nada, o erro continuava.

O técnico me alertou para trocar o cabo de dados que estaria com mau contato e poderia ter danificado a placa. Troquei o cabo por um novo e lá estava o erro 11 no painel.


Fiquei preocupado pois só podia ser a placa danificada. Resolvi ligar para empresa que vendia esse modelo de máquina que já foi descontinuada e pedir auxilio para o técnico, expliquei o problema e ele afirmou que a máquina estava fora de sincronia, o encoder do carro com o encoder do motor Y.


Eu nem imaginava que tinha encoder no motor, fui aconselhado a trocar o motor que não é nada barato. Mas pesquisando pela internet encontrei uma empresa que faz manutenção nesse modelo de motor, estava quase mandando ele pelo correio quando veio a ideia: “vou desmontar esse motor para verificar”. Desmontei e fiz uma limpeza no sensor e lavei o encoder com sabão neutro, sequei com papel toalha e montei.


Coloquei de volta na máquina para fazer meu último teste. Liguei e o carro foi e voltou certinho sem erro 11, começou a puxar a tinta funcionando perfeito.


Então se você tem uma máquina desse modelo da Infiniti Fina 160, o erro 11 é a falta de sincronia do encoder do motor Y com o do carro, mas antes verifique se o sensor e o encoder do carro estão perfeitos, eu resolvi o problema com uma simples limpeza. Agora você pode ir direto ao ponto sem precisar sair comprando peças sem necessidade como eu fiz.


Espero que minha experiência ajude outras pessoas que tenham esse mesmo problema.