segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Projeto Canister Caseiro com 2 partições


Se você é iniciante no mundo do aquarismo e não tem recursos para investir em um Canister, pode seguir meu tutorial e fazer o seu próprio utilizando cano de PVC e algumas conexões.

Vamos ao material usado:
1 Bomba Sarlo de 180 Litros Hora
2 Caps de PVC 100mm
1 Flange de caixa d' água
1 Snip 3/4
1 Conexão de mangueira
2 Grelhas de ralo
1 Pedaço de cano PVC 100 mm
2 Metro de Mangueira 25mm
1 Metro de Mangueira de 10mm

Essa é a bomba que usei na montagem do filtro, ela é bem silenciosa.



Montagem:
Corte o cano de pvc na medida de 25cm, pegue um cap fure e rosqueia a flange, snip e a conexão de mangueira sempre usando o veda rosca para não ter vazamentos futuros. Esse será a parte de baixo do filtro e ficará fixo então encaixe e cole esse cap, aqui será a entrada da água.



Compartimento das mídias
Corte dois pedaços de cano pvc com medida de 7cm cada, tire 2 cm na vertical e cole ele para fazer a emenda, assim ele entrará certinho no cano principal. Depois de feito a emenda, cole a grelha em um dos lados. Esses dois serão o compartimento das mídias filtrantes do nosso canister caseiro.
É preciso também fazer um anel de 2cm e fixar dentro do filtro uns 5cm do fundo, para que os compartimentos não encoste no fundo bloqueando a entrada da água.


Você pode observar os compartimentos já com as mídias filtrantes, a manta (perlon) enrolada em forma de ronca bole e no outro os anéis de cerâmica. Se desejar adicionar o carvão ativado também, pode coloca-lo junto com a cerâmica.



Tampa do Filtro
Essa parte é a mais complicada pois esse cap será a tampa do filtro, então vamos fazer o furo de saída da mangueira da bomba e o furo do cabo de energia da bomba.



A bomba ficará presa nesse cap que é a tampa, ela não pode ser colada pois será aberta para limpeza do filtro. Encaixei a mangueira na bomba passei ela pelo furo bem firme, cortei o cabo de energia e passei por outro furo menor.

Para não ter problema na montagem da tampa, pode-se usar o prensa cabo para passar o fio de energia pelo cap. Como eu não encontrei aqui na minha cidade, eu usei um pedaço de tubo de caneta, colei o tubo no cap e passei o cabo da bomba e depois selei tudo com silicone para não ter vazamentos.

Essa parte da montagem da tampa é a mais complicada, pois se não ficar certinho os furos, encaixes e o selamento com silicone certamente vai haver vazamentos. Eu tive que fazer reparos na tampa duas vezes para conter vazamento.

Você pode observar na foto acima da tampa, que adicionei um anel de EVA por trás da bomba. Ele serve para fazer a vedação da tampa quando encaixada no filtro. 



Para acomodar o filtro no chão eu montei uma mezinha de mdf, assim ele fica em pé do lado do aquário facilitando a descida da água para o filtro.



Para fazer o captador de água do aquário, usei um cano de 3/4 de 25cm, um cotovelo, um snip e uma conexão de mangueira. A parte do cano que fica dentro da água eu  fiz vários furos em volta e selei a parte de baixo para não ter perigo de sugar algum peixe. Por esses furinhos na lateral do cano que a água é captada, descendo por gravidade pela mangueira até o filtro.

Esse é o meu projeto do filtro, lembrado que as medidas não precisa ser seguida na risca. Você pode fazer o filtro no tamanho que achar melhor para o seu aquário.


Dica importante:
Nunca deixe somente o filtro funcionando no aquário, utilize sempre uma bomba de ar em conjunto para fazer a oxigenação da água.


Abaixo está o vídeo do meu aquário já com o filtro funcionando.