Estou deixando disponível para download uma planilha do excel que eu mesmo criei para controle da minha empresa de comunicação visual. Ela esta dividida em cinco telas Adesivos, Lonas, Estoque de lonas e Adesivos, Estoque de Tintas e Receitas e Despesas. O funcionamento da planilha é bem simples, mas vou explicar um pouco de cada tela.
Tela Adesivos
Essa tela é composta por Dia, Cliente, Quantidade, Descrição do Serviço, Medidas (Altura e Largura), Metro Quadrado (É preenchido automaticamente multiplicando altura pela largura), Valor do Metro Quadrado, Pago(sim ou não) e Total. O Valor Total que está em vermelho é a soma de todos os serviços que já foram pagos, os que não foram pagos não é somado. A célula Metros que está em verde é o total de metros já impresso.
Note que o campo Dia e Cliente tem um filtro para pesquisa por dia, mês e nome do cliente.
Tela Lonas
Na tela de lonas não tem muito o que explicar por que é o mesmo sistema da tela de adesivos. Mas note que nas duas telas o campo Valor do Metro Quadrado quando clicado abre uma lista com vários valores, basta selecionar o valor a ser vendido para o total ser calculado.
Estoque Lona e Adesivo
A aqui é somente para ter um controle das lonas e adesivos que são comprados, adicionando o dia, nome do material, quantidade, medidas do rolo, total de metros quadrado, valor do metro quadrado, pago(sim ou não) e se o rolo já foi finalizado. Bem simples!
Estoque de tintas e solventes
Sistema para controle de tintas e solventes é parecido com a tela anterior da lona e adesivo, mudando somente alguns itens. Você irá preencher o dia que comprou, descrição, quantas cores se foi as 4 cor ou somente uma e qual, litros, valor do litro, pagamento(sim ou não), total que é somado automaticamente e finalizado(sim ou não).
Receita
Última tela é a de receita, aqui é somado todas as vendas e compras de material do mês, essa parte não precisa mexer em nada é tudo automático, ela pega os resultados das outras planilhas e preenche já fazendo todos os cálculos.
Note que tem um campo chamado (Total a pagar sócio), esse campo eu criei por que tenho uma sociedade na minha empresa. Eu tenho que passar 10% do lucro para o sócio, então esse campo da planilha já me fornece o valor exato.
Se você for utilizar a planilha mas não tem sócio na empresa, é só usar esse campo como fosse uma poupança que você tem que guardar todo mês, e na célula Porcentagem você pode mudar o valor que é calculado na porcentagem.
Bom acho que é só isso que tenho a dizer da planilha, eu estou usando ela todos os dias e funciona certinho e com o tempo estou aprimorando alguns detalhes. Espero que gostem, logo a baixo está o link para download.
Baixar Planilha